Notícias

..

Polícia realiza operação contra falsos advogados que aplicavam golpes em diversas regiões do Brasil

Operação acontece na manhã desta quarta-feira (22) em Curitiba, Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza, no Ceará e também em Guarulhos, em São Paulo.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Civil do Ceará (PCCE) deflagraram, na manhã desta quarta-feira (22), uma operação suspeitos que se passavam por advogados e aplicavam golpes em pessoas de diversas regiões do Brasil.

Segundo a polícia, os investigados faziam contato com as vítimas que tinham valores a receber em precatórios, realizavam a cobrança utilizando documentos falsos e prometiam liberar o dinheiro o mais breve possível.

Em Curitiba, 50 pessoas registraram boletim de ocorrência sobre o fato.

Além de Curitiba a ação acontece também em Maracanaú, Pacatuba e Fortaleza, no Ceará e em Guarulhos (SP). De acordo com as investigações, o grupo tinha como alvo principal, vítimas do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nos endereços onde estavam os falsos escritórios, conforme a polícia, eram estabelecimentos como pastelaria e lojas.

Segundo a corporação, 83 ordens judiciais foram expedidas, sendo 20 de prisão e 63 de busca e apreensão.

Investigação
De acordo com as investigações, os suspeitos também criavam registros falsos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Porém, ao fazerem em contato com as vítimas, davam informações reais sobre processos dos quais elas eram partes.

Eles também aplicavam golpes via aplicativo de mensagens, onde pediam dinheiro às vítimas para que pagassem os documentos.

O que diz a OAB
A Ordem de Advogados do Brasil (OAB) informou que está dando suporte às investigações e que reforçam a importância de denunciar esse tipo de situação para as autoridades.

“Reforçamos tanto para a classe quanto para a comunidade a importância de denunciar esse tipo de situação para que as autoridades policiais possam atuar e erradicar o problema”, disse a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.

*Reportagem em atualização.

Fonte: www.g1.globo.com