Notícias

..

Empréstimo consignado para servidores públicos não pode ultrapassar 35% dos rendimentos nas parcelas e banco não pode bloquear cartões

O canal de TV do TRF4 produziu uma breve reportagem sobre os cuidados que os servidores devem ter ao tomar empréstimos consignados junto às instituições financeiras. O advogado Francis Bordas, do escritório Bordas Advogados Associados, foi entrevistado e apontou dois importantes momentos para se prestar atenção no assunto: o momento da contratação do crédito e os efeitos que este comprometimento de renda podem ter para a aposentadoria.

Confira o vídeo AQUI.

Conforme as informações da reportagem, a regra para pegar empréstimo consignado é clara. As parcelas não podem ultrapassar 35% do salário ou do benefício do correntista. No Sul do país, uma senhora pediu tantos empréstimos que não tinha mais como pagar. O banco bloqueou o cartão de débito dela para garantir o pagamento, mas a Justiça Federal determinou o desbloqueio com base no princípio da dignidade da pessoa humana. A reportagem é de Marcelo Magalhães.