Notícias

..

Livro aborda aspectos das relações de trabalho dos servidores públicos

No dia 06 de novembro, às 18h30, na Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), ocorrerá o lançamento do livro “Estratégias Autoritárias do Estado Empregador: Assédio e Resistências”, organizado por José Antônio Peres Gediel, Lawrence Estivalet de Mello, Fernanda Zanin e João Luiz Arzeno da Silva.

O livro, conforme descrição expressa em sua apresentação, trata, sob diversos aspectos, “de violações à saúde e à vida privada de trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Analisa a tensão permanente a que esta classe está submetida no seu cotidiano, quando do complexo exercício dialético entre luta e subordinação, ora na busca por autonomia, ora na exposição à precariedade dos modos de ser neste tempo histórico”.

No dia seguinte, 7 de novembro, ocorrerá a mesa-redonda com entidades sindicais. O Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP), do qual o escritório Bordas Advogados Associados integra, é um dos apoiadores do evento.

Com prefácio de Roger Raupp Rios, professor do Mestrado em Direitos Humanos da UniRitter (Porto Alegre), Desembargador Federal do TRF4 e Doutor em Direito pela UFRGS, a obra é lançada em momento propício do contexto político e econômico brasileiro. Diz ele: “O avanço das reformas estatais, no quadro das contemporâneas disputas de poder no Brasil e no mundo quanto à conformação do Estado, acabam evidenciando a atualidade dessa coletânea, não só como denúncia e alerta, mas também como resistência. Resistência cidadã à voracidade do capital nunca antes tão concentrado na história humana, cujos efeitos no dia-a-dia de todos envolvidos, servidores e cidadãos, são deletérios e precarizantes”.

Confira a programação agendada pelos organizadores:

– 6 de novembro – Lançamento na OAB-RJ

            – 18h30 – Palestras de ROBERTO LEHER (Reitor UFRJ), MARIA MELLO DE MALTA (IE/UFRJ e Pró-Reitora de Extensão) e MARCELO CHALRÉO (OAB-RJ). Com mediação: JOÃO ARZENO DA SILVA (CNASP e organizador da obra)

– 7 de novembro – Atividade de debate na OAB/RJ

            – 9h – Palestra sobre as PACS (Políticas Alternativas para o Cone Sul), com SANDRA QUINTELA, coordenadora geral da PACS, sobre Cidade-Negócio, Legado Olímpico e Políticas Públicas.

            Lançamento na UFRJ Praia Vermelha

            – 14h – Mesa-redonda com entidades sindicais, sob mediação de ANA PALMISCIANO e FRANCIS BORDAS (CNASP)

16h30 – Palestra de FLÁVIO BATISTA (FD/USP), sob mediação de ELISA TORELLY (CNASP)
19h – Palestras de JOSÉ ANTÔNIO PERES GEDIEL (FD/UFPR) e SARA GRANEMANN (ESS/UFRJ), com mediação: LAWRENCE ESTIVALET DE MELLO (UP/UFPR e organizador da obra)