Notícias

..

Reflexões sobre cenário de eleições no Brasil: Encontro de Professores Aposentados da UFRGS

O 14º Encontro dos Aposentados da ADUFRGS, realizado no dia 30 de agosto, em Porto Alegre, contou com a participação de cerca de 200 professores dispostos a refletir sobre o cenário atual de luta sindical diante do processo eleitoral brasileiro em 2018. Ao relembrar a história de 40 anos do sindicato, os participantes puderam também conhecer posições dos atuais dirigentes da ADUFRGS. O evento foi coordenado pela ex-presidente Maria Luiza Ambros von Holleben e abriu espaço para esclarecimentos sobre diversos temas, incluindo processos que envolvem a defesa dos direitos dos docentes aposentados.

O atual presidente da ADUFRGS-Sindical, Paulo Machado Mors, que é professor do Instituto de Física da UFRGS, fez a abertura do encontro dando um depoimento pessoal sobre a importância da ADUFRGS para manter o vínculo do professor aposentado com a universidade. “A partir da minha militância sindical, percebi que não precisava mais sentir medo de me aposentar. Minha aposentadoria não vai representar uma ruptura porque eu tenho o sindicato. Pela ADUFRGS manterei o vínculo com a vida acadêmica e com meus colegas”. Paulo lembrou ainda, que a ADUFRGS foi criada por professores ativos que hoje estão aposentados, por isso, incentivou a participação dos presentes na atividade sindical.

O encontro teve na programação três palestras pela manhã, que recontaram a história de conquistas da categoria docente por meio da luta sindical.  Dois ex-presidentes, Sérgio Nicolaiewsky e Cláudio Scherer, além do assessor jurídico da ADUFRGS, Francis Bordas, participaram da mesa ‘ADUFRGS e os professores aposentados: uma história única de parceria, lutas e vitórias’, que foi coordenada pelo presidente do Conselho de Representantes da ADUFRGS, Lucio Hagemann. Nicolaiewsky falou sobre o momento político pelo qual o país passava no momento de criação da ADUFRGS e Scherer lembrou a criação da carreira docente, resultado da greve de 1987.

O advogado Francis Bordas comentou sobre a relação direta entre a atividade sindical e a atividade jurídica. “Estamos sempre atentos para propor ao sindicato alternativas sobre lesões de direitos e ameaças que levaram o sindicato a vitórias importantes”. Por exemplo, nos últimos dias, houve uma decisão, ainda em caráter liminar, sobre proibição de Conselhos Regionais de cobrarem anuidade e exigir registro de professores no regime de dedicação exclusiva. Veja a notícia AQUI.

Em outro momento, a mesa  intitulada “A ADUFRGS-Sindical e a participação atual do professor aposentado” foi coordenada pela ex-presidente Maria Luiza Ambors von Holleben e contou com três apresentações. O professor Francisco Fuchs apresentou o Núcleo de Multiatividades dos Aposentados da ADUFRGS, que oferece na sede do sindicato oficinas, cine-debates, palestras, aulas, confrarias gourmet com coordenação deste grupo de professores aposentados. O ex-presidente Eduardo Rolim falou da importância do professor aposentado na luta sindical, destacando principalmente os efeitos perversos da Emenda Constitucional 95 na educação e ciência brasileiras, mas também os impactos nos servidores públicos, ativos e aposentados. O presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap), Edison Haubert, contou a história do movimento e chamou os aposentados a votarem na eleição, divulgando a campanha “Vem pra Urna”, lançada pelo Movimento para convencer servidores públicos aposentados a votarem na eleição 2018.

Confira mais informações e fotos no Portal Adverso 

Foto de Daiani Cerezer/ADUFRGS