Notícias

..

Caravana da ADUFRGS Sindical na UFCSPA: esclarecimentos sobre as ações judiciais movidas pelo Sindicato

No dia 13 de setembro, durante encontro de diretores da Adufrgs com os docentes na UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, a assessoria jurídica esteve presente para esclarecer dúvidas dos professores, destacando os benefícios conquistados a partir de ações judiciais movidas pelo Sindicato.

O evento ocorreu na sede da UFCSPA e estavam presentes o vice-presidente da Adufrgs, Lucio Vieira, o diretor de relações sindicais, Eduardo Rolim, a diretora de assuntos da carreira do magistério superior, Luciana Boose Pinheiro, e o advogado Francis Bordas, da assessoria jurídica do Sindicato.

Ao comentar sobre o histórico de ações judiciais junto ao Sindicato, o advogado Francis reforçou a necessidade de os professores atentarem para seus direitos. O assunto em destaque foi o das progressões e promoções. Em 2018, houve um novo entendimento por força da Lei 13.325/2016. “As instituições passaram a considerar, para fins de progressão e promoção, a data do parecer da comissão de avaliação, não mais a data do fim do interstício, como está expresso na Lei”, disse o advogado.

Questionamentos sobre o adicional de insalubridade, auxílio transporte, previdência complementar também foram objeto de esclarecimento aos docentes.

Francis Bordas comentou sobre importância de buscar direitos junto à administração da Universidade