Notícias

..

Reforma da Previdência: pauta da ADUFRGS-SINDICAL

Assembleia Geral da instituição, ocorrida no dia 15 de março, teve a participação do advogado Francis Campos Bordas.

No dia 15 de março, o Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande Do Sul – ADUFRGS SINDICAL realizou Assembleia Geral no auditório da Escola de Engenharia da UFRGS, em Porto Alegre. Na pauta do encontro, os temas Negociação Salarial e Reforma da Previdência tiveram prioridade e foram alvo de esclarecimentos técnicos por parte dos diretores do Sindicato.

O advogado Francis Campos Bordas, convidado para falar sobre a questão previdenciária, iniciou com o informe de concessão de liminar que suspendeu a propaganda do governo federal sobre a PEC 287 concedida em processo movido por sindicatos de servidores federais. Além disso, ressaltou a vinculação entre a reforma da previdência e a recente “PEC dos gastos” e reforma trabalhista, “as quais demonstram que estamos diante de um projeto de Estado que minimiza e extingue direitos sociais e serviços públicos essenciais”. “O discurso do governo, de que está defendendo uma futura aposentadoria, é um argumento falso, sem qualquer sustentação técnica”, disse ele.

Em resumo, todos os trabalhadores, ativos ou aposentados, serão afetados em maior ou menor grau pelas novas regras propostas. “Acontece que haverá prejuízos enormes aos trabalhadores. E o governo ignora todos os estudos que demonstram que a previdência não é deficitária, mas é mal gerida. Ainda assim, a justificativa é baseada na necessidade de equilíbrio das contas públicas apenas através da redução de serviços, levando a sociedade a entender a proposta de um jeito absolutamente deturpado”, apontou Bordas.

Os professores da UFRGS, da UFCSPA, do IFRS e do IFSul definiram algumas ações da ADUFRGS-Sindical para tentar barrar a Reforma da Previdência nos moldes em que está sendo proposta pelo governo. Entre elas, está o envio de uma carta aos deputados federais da bancada gaúcha. Será um e-mail que aponta os 10 pontos inaceitáveis das mudanças.

O modelo da carta, que pode ser enviada por quaisquer cidadãos, está disponível no link: http://www.adufrgs.org.br/wp-content/uploads/2017/03/Carta-do-Proifes-aos-parlamentares.pdf.